Meio ambiente é tema de abertura da Semana de Engenharia

domingo, 5 de junho de 2011

A Semana de Engenharia, promovida pela UCAM de Niterói, no período de 12 a 24 de maio, teve como tema de abertura o Meio ambiente e as implicações e o impacto do ser humano. Alunos dos cursos de Administração e de Engenharia de Produção lotaram o auditório para assistir a palestra "Da Produção ao Ponto de Vendas" realizada pelo professor Fernando Freitas.

Professor Júlio Pinon, coordenador do curso de Direito, em solidariedade ao professor Paulo Travassos, coordenador do curso de Engenharia de Produção, que por motivos de saúde não pode comparecer, iniciou pontualmente às 19h a palestra com a apresentação do currículo do palestrante e da mesa formada pela professora Ana Carolina.

"Engenharia de Produção é a profissão do momento. O campo de trabalho é vasto e a empregabilidade alta". Assim, o professor Fernando Freitas abriu a palestra e falou sobre a importância do profissional e da falta de mão de obra qualificada no Brasil.

Fernando Freitas contextualizou o cenário atual brasileiro no que tange as novidades do mercado. "Encontra-se em teste em um mercado de São Paulo, a etiqueta inteligente, inovação que substituirá o código de barras". Ele explica que tal tecnologia permitirá que, um produto ao ser retirado da prateleira, permita que a indústria fabricante tenha conhecimento da compra. Diante desse contexto e de posse de tal informação, qualquer empresa pode se planejar melhor e controlar seu estoque de maneira eficiente.

Fernando explicou em linhas gerais os fatores que influenciam na definição da estratégia de marketing de um produto e da importância do profissional de Engenharia de Produção no setor de marketing, que por conhecer o processo de fabricação pode ajudar a reduzir os custos de produção e agregar valor ao produto, o que no mercado competitivo atual é fundamental para a sobrevivência e sucesso de uma empresa.

Um pouco antes de terminar a palestra, o professor enfatizou a missão do engenheiro de produção no mundo globalizado e sua a importância para o meio ambiente. "O planeta não aguenta mais, produz-se lixo o tempo todo. É hora de pensar em Engenharia sustentável, produtos renováveis. É tempo de sermos responsáveis pelos recursos naturais do planeta”, alertou Fernando.

Por mais de uma hora, a plateia ficou atenta a todos os slides e dicas do professor. E após a explanação, foi a vez de se manifestar com perguntas e experiências. A professora Ana Carolina questionou sobre o futuro dos produtos customizados e o professor Alexandre Gazé filho contribui com a palestra ao falar de alguma de suas experiências no mercado.

** Matéria publicada no blog da UCAM **


READ MORE - Meio ambiente é tema de abertura da Semana de Engenharia

Um bom planejamento é essencial na vida

O professor João Barbosa Bravo ministrou a palestra "Planejamento Estratégico e as Instituições" realizada no auditório do 10º andar, no dia 20 de maio, durante a Semana de Engenharia para os alunos da UCAM, campus de Niterói. Ele interligou diversos assuntos como: administração, psicologia, matemática e religião para explicar de maneira abrangente o tema da palestra.

O professor esclareceu que, por definição, o Planejamento Estratégico de uma empresa seria o processo de elaboração da estratégia, forma de pensar no futuro, integrada ao processo decisório, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais. 

"O maior capital de uma empresa é a força de trabalho: as pessoas. Devido a isso é tão difícil elaborar um plano estratégico organizacional, porque não basta saber engenharia, não basta conhecer a matriz SWOT, ferramenta de administração, tem que entender de psicologia, do ser humano.  A Administração e a engenharia têm que interagir com as demais ciências, não adianta ter a matemática se não se sabe o que quer medir e vice-versa”, afirmou o professor.

Com a ideia de que cada ser humano é a maior instituição que existe, aconselhou os alunos a planejarem o futuro, a elaborarem um plano estratégico pessoal com objetivos bem definidos. Mas advertiu que essa consciência só é possível quando se recebe educação, orientação e cultura.  “O legislador Licurgo (Grécia, sec. IV a.C.) já comprovara que a educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo”.

Na conclusão da palestra, o meio ambiente voltou a ser citado. "Nosso planeta é pequeno e temos que cuidar dele. Uma empresa deve ter responsabilidade e políticas de sustentabilidade ambiental", alertou João Barbosa.

 ** Matéria publicada no blog da UCAM ** 
READ MORE - Um bom planejamento é essencial na vida

O Canhotinha de Ouro na UCAM

Rádio, futebol e muita história para rir ao som dos locutores esportivos da rádio globo

“Vamos lá, colocar a boca na latinha”. A expressão do repórter da Rádio Globo Gilson Ricardo, deu o tom da palestra "Relação impressa x jogador", que ele apresentou com o comentarista tri-campeão mundial de futebol Gérson “Canhotinha de Ouro”, realizada no dia 26 de maio de 2011 na Candido Mendes, campus Niterói. A palestra foi organizada como exercício prático da disciplina "Organização de Eventos" do professor Sady Bianchin, pela turma do 4º período.

Com muita irreverência, os palestrantes Gilson Ricardo, Gérson “Canhotinha de Ouro”, Robson Aldir e o Leandro Lacerda, mediador e também professor da UCAM, transformaram a palestra em um programa de rádio ao vivo, com direito a risadas, erros, acertos e vários assuntos, com direito a perguntas de quem quisesse fazê-las, e apresentação de inúmeros trechos gravados de programas de rádio onde trabalham, mostrando na prática o que é ser radialista.

Gilson e Gerson, amigos há mais de 20 anos, foram unânimes em dizer que jornalismo é camaradagem, um apoiando o outro, mas alertaram que o fundamental é ter amor pela profissão e não ter medo de perguntar.

Sobre o tema da palestra, Gilson declarou que antigamente era fácil se aproximar dos jogadores, tinham acesso aos vestiários e que a imprensa era respeitada. "Hoje, em dia, qualquer jogador tem um assessor de imprensa e é quase impossível falar com o atleta, já que eles mesmos criaram barreiras com os repórteres", afirmou o jornalista.

Quando questionado sobre os jogadores atuais, Gérson, campeão da Copa de 70, disse que "a década de 60, em cada clube havia 5 ou 6 talentos. Hoje é difícil ter um jogador bom em algum time. Não há amor pela camisa, e sim a busca pelo dinheiro do patrocinador ". Atualmente, o ex-jogador brasileiro é presidente de honra do Instituto Canhotinha de Ouro, fundado em 2002, de cunho social, que atende cerca de 3.100 crianças e adolescentes, com o objetivo de incentivar o esporte.

Para finalizar, foi comentado o assunto da moda: o impacto da internet e das redes sociais no mundo jornalístico. Leandro Lacerda afirmou "O impacto em todas as áreas é grande, mas no jornalismo a mudança é assustadora. Hoje quase não há mais furo de reportagem, a velocidade na apuração e na divulgação de notícias tem que ser muito rápida, e para que nada saia errado, o jornalista tem que estar sempre antenado".

** Matéria publicada no blog da UCAM **
READ MORE - O Canhotinha de Ouro na UCAM

7 de abril – Dia do Jornalista: luta pela profissão regularizada

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hoje, 7 de abril, dia do jornalista, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) à Fenaj, de Alagoas ao Rio Grande do Sul, a pauta do dia foi única: a defesa da regulamentação da profissão e a luta pela aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) referentes ao retorno da exigência do diploma de jornalismos para para o exercício da profissão. Enquanto isto não ocorre, os jornalistas aproveitam o dia de hoje para manisfestar e recolher adeptos aos abaixo-assinados válido no momento.
READ MORE - 7 de abril – Dia do Jornalista: luta pela profissão regularizada

O acaso da paixão

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Renan Barreto, 22, jornalista recém formado pela Cândido Mendes de Niterói, é um caso de sucesso. Apaixonado por literatura desde a adolescência hoje tem o seu próprio livro e escreve regularmente para os seus dois blogs: renanbarretoonline.blogspot.com e o premiado brasilstation.blogspot.com (Prêmio Top blog, categoria Games – 2009). Razões pelas quais foi escolhido para ser o primeiro a responder as perguntas do Primeira pauta feitas pela Carla Barros.


CARLA: 1. Por que jornalismo? O que levou a escolher essa carreira?
RENAN: Eu brinco que não escolhi o jornalismo, mas ele me escolheu. Eu fiz vestibular para o curso de Cinema. Se pensarmos bem, ainda está dentro da linha de comunicação. No entanto, percebi que jornalismo, mesmo que não seja uma área muito fácil de entrar, é mais fácil do que cinema. Ser cineasta ainda é um sonho que realizo através dos meus storyboards e curtas metragens. Entrei para o jornalismo porque sempre gostei muito de escrever, um vício que carrego comigo até hoje. Enfim, posso dizer que aprendi a amar o jornalismo até mais do que o cinema e descobri nele uma nova forma de ver o mundo.
2. O que acha do mercado de trabalho para essa carreira?
RENAN:
Particularmente, acho que o mercado de jornalismo é igual a qualquer outro. Muitas pessoas irao dizer que o mercado está saturado, que se formam muitos jornalistas por semestre. No entanto, assim como eu qualque área, só se destaca quem for bom. Se o estudante for esforçado na época da faculdade e aproveitar ao máximo o que os professores têm para ensinar, porque a diferença entre um excelente profissional e um medíocre nem sempre é o talento, maso esforço. E é bom também lembrar que existem diversas formas de trabalhar com jornalismo: TV, rádio, impresso, internet, assessoria de imprensa.
3. Qual foi seu primeiro estágio?
RENAN:
O meu primeiro estágio foi num projeto de inclusão digital da Prefeitura de Niterói. Se não estou enganado estava saindo do primeiro período da faculdade. Foi um bom estágio, aprendi outras coisas além do jornalismo, principalmente noções de cidadania. Lembro que nessa época cobri para o estágio o evento Latinoware 2007 na Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Foi ótimo porque pude entrevistar pessoas do Brasil, Argentina e EUA. Foi uma ótima experiência para mim.
4. Como foi trabalhar na UCAM? Quando e quem lhe convidou?
RENAN:
Trabalho na UCAM desde o fim da faculdade.Entrei como estagiário, passei a assistente de comunicação e agora trabalho fazendo a Gestão do Núcleo de Marketing Digital, que produz todo conteúdo multimídia da universidade para fora dela. Fui convidado a trabalhar na UCAM devido a ter me envolvido muito em todos os trabalhos diferenciados na universidade como: matérias em para TV, programas de rádio, blogs institucionais, jornais na universidade. Enfim, procurei aproveitar tudo o que a Universidade podia me oferecer e hoje trabalho para criar mais formas de atender os alunos a exercitarem a criatividade de cada um deles.
5. Dicas para quem está começando a carreira?
RENAN:
O sucesso na carreira de qualquer um se resume a esforço. Então se esforce sempre e muito...

Fica a dica.





READ MORE - O acaso da paixão

Em SC, o diploma em jornalismo para cargos públicos agora é mandatório

domingo, 3 de abril de 2011

A partir de 31/03/2011, em Santa Catarina, para a ocupação de cargos na área de comunicação na administração direta e indireta do estado é obrigatório ter diploma de jornalismo.

A decisão ocorreu nesta quarta-feira (30), em sessão plenária realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

READ MORE - Em SC, o diploma em jornalismo para cargos públicos agora é mandatório

O Craque do Futuro

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por falar em carreira, o Lance! abriu inscrições para o programa "Craque do Futuro", o regulamento encontra-se no Lancenet.
READ MORE - O Craque do Futuro