RENAN: Eu brinco que não escolhi o jornalismo, mas ele me escolheu. Eu fiz vestibular para o curso de Cinema. Se pensarmos bem, ainda está dentro da linha de comunicação. No entanto, percebi que jornalismo, mesmo que não seja uma área muito fácil de entrar, é mais fácil do que cinema. Ser cineasta ainda é um sonho que realizo através dos meus storyboards e curtas metragens. Entrei para o jornalismo porque sempre gostei muito de escrever, um vício que carrego comigo até hoje. Enfim, posso dizer que aprendi a amar o jornalismo até mais do que o cinema e descobri nele uma nova forma de ver o mundo.
RENAN: Particularmente, acho que o mercado de jornalismo é igual a qualquer outro. Muitas pessoas irao dizer que o mercado está saturado, que se formam muitos jornalistas por semestre. No entanto, assim como eu qualque área, só se destaca quem for bom. Se o estudante for esforçado na época da faculdade e aproveitar ao máximo o que os professores têm para ensinar, porque a diferença entre um excelente profissional e um medíocre nem sempre é o talento, maso esforço. E é bom também lembrar que existem diversas formas de trabalhar com jornalismo: TV, rádio, impresso, internet, assessoria de imprensa.
RENAN: O meu primeiro estágio foi num projeto de inclusão digital da Prefeitura de Niterói. Se não estou enganado estava saindo do primeiro período da faculdade. Foi um bom estágio, aprendi outras coisas além do jornalismo, principalmente noções de cidadania. Lembro que nessa época cobri para o estágio o evento Latinoware 2007 na Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Foi ótimo porque pude entrevistar pessoas do Brasil, Argentina e EUA. Foi uma ótima experiência para mim.
RENAN: Trabalho na UCAM desde o fim da faculdade.Entrei como estagiário, passei a assistente de comunicação e agora trabalho fazendo a Gestão do Núcleo de Marketing Digital, que produz todo conteúdo multimídia da universidade para fora dela. Fui convidado a trabalhar na UCAM devido a ter me envolvido muito em todos os trabalhos diferenciados na universidade como: matérias em para TV, programas de rádio, blogs institucionais, jornais na universidade. Enfim, procurei aproveitar tudo o que a Universidade podia me oferecer e hoje trabalho para criar mais formas de atender os alunos a exercitarem a criatividade de cada um deles.
RENAN: O sucesso na carreira de qualquer um se resume a esforço. Então se esforce sempre e muito...
Fica a dica.
0 comentários:
Postar um comentário