Editorias
- Notícias (4)
- A faculdade (3)
- O jornalismo (2)
- De tecla em tecla (1)
- Oportunidades (1)
O Canhotinha de Ouro na UCAM
domingo, 5 de junho de 2011Rádio, futebol e muita história para rir ao som dos locutores esportivos da rádio globo
“Vamos lá, colocar a boca na latinha”. A expressão do repórter da Rádio Globo Gilson Ricardo, deu o tom da palestra "Relação impressa x jogador", que ele apresentou com o comentarista tri-campeão mundial de futebol Gérson “Canhotinha de Ouro”, realizada no dia 26 de maio de 2011 na Candido Mendes, campus Niterói. A palestra foi organizada como exercício prático da disciplina "Organização de Eventos" do professor Sady Bianchin, pela turma do 4º período.
Com muita irreverência, os palestrantes Gilson Ricardo, Gérson “Canhotinha de Ouro”, Robson Aldir e o Leandro Lacerda, mediador e também professor da UCAM, transformaram a palestra em um programa de rádio ao vivo, com direito a risadas, erros, acertos e vários assuntos, com direito a perguntas de quem quisesse fazê-las, e apresentação de inúmeros trechos gravados de programas de rádio onde trabalham, mostrando na prática o que é ser radialista.
Gilson e Gerson, amigos há mais de 20 anos, foram unânimes em dizer que jornalismo é camaradagem, um apoiando o outro, mas alertaram que o fundamental é ter amor pela profissão e não ter medo de perguntar.
Sobre o tema da palestra, Gilson declarou que antigamente era fácil se aproximar dos jogadores, tinham acesso aos vestiários e que a imprensa era respeitada. "Hoje, em dia, qualquer jogador tem um assessor de imprensa e é quase impossível falar com o atleta, já que eles mesmos criaram barreiras com os repórteres", afirmou o jornalista.
Quando questionado sobre os jogadores atuais, Gérson, campeão da Copa de 70, disse que "a década de 60, em cada clube havia 5 ou 6 talentos. Hoje é difícil ter um jogador bom em algum time. Não há amor pela camisa, e sim a busca pelo dinheiro do patrocinador ". Atualmente, o ex-jogador brasileiro é presidente de honra do Instituto Canhotinha de Ouro, fundado em 2002, de cunho social, que atende cerca de 3.100 crianças e adolescentes, com o objetivo de incentivar o esporte.
Para finalizar, foi comentado o assunto da moda: o impacto da internet e das redes sociais no mundo jornalístico. Leandro Lacerda afirmou "O impacto em todas as áreas é grande, mas no jornalismo a mudança é assustadora. Hoje quase não há mais furo de reportagem, a velocidade na apuração e na divulgação de notícias tem que ser muito rápida, e para que nada saia errado, o jornalista tem que estar sempre antenado".
** Matéria publicada no blog da UCAM **
Postado por Carla Barros às 12:27
Categoria: A faculdade, Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário