7 de abril – Dia do Jornalista: luta pela profissão regularizada

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hoje, 7 de abril, dia do jornalista, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) à Fenaj, de Alagoas ao Rio Grande do Sul, a pauta do dia foi única: a defesa da regulamentação da profissão e a luta pela aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) referentes ao retorno da exigência do diploma de jornalismos para para o exercício da profissão. Enquanto isto não ocorre, os jornalistas aproveitam o dia de hoje para manisfestar e recolher adeptos aos abaixo-assinados válido no momento.
READ MORE - 7 de abril – Dia do Jornalista: luta pela profissão regularizada

O acaso da paixão

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Renan Barreto, 22, jornalista recém formado pela Cândido Mendes de Niterói, é um caso de sucesso. Apaixonado por literatura desde a adolescência hoje tem o seu próprio livro e escreve regularmente para os seus dois blogs: renanbarretoonline.blogspot.com e o premiado brasilstation.blogspot.com (Prêmio Top blog, categoria Games – 2009). Razões pelas quais foi escolhido para ser o primeiro a responder as perguntas do Primeira pauta feitas pela Carla Barros.


CARLA: 1. Por que jornalismo? O que levou a escolher essa carreira?
RENAN: Eu brinco que não escolhi o jornalismo, mas ele me escolheu. Eu fiz vestibular para o curso de Cinema. Se pensarmos bem, ainda está dentro da linha de comunicação. No entanto, percebi que jornalismo, mesmo que não seja uma área muito fácil de entrar, é mais fácil do que cinema. Ser cineasta ainda é um sonho que realizo através dos meus storyboards e curtas metragens. Entrei para o jornalismo porque sempre gostei muito de escrever, um vício que carrego comigo até hoje. Enfim, posso dizer que aprendi a amar o jornalismo até mais do que o cinema e descobri nele uma nova forma de ver o mundo.
2. O que acha do mercado de trabalho para essa carreira?
RENAN:
Particularmente, acho que o mercado de jornalismo é igual a qualquer outro. Muitas pessoas irao dizer que o mercado está saturado, que se formam muitos jornalistas por semestre. No entanto, assim como eu qualque área, só se destaca quem for bom. Se o estudante for esforçado na época da faculdade e aproveitar ao máximo o que os professores têm para ensinar, porque a diferença entre um excelente profissional e um medíocre nem sempre é o talento, maso esforço. E é bom também lembrar que existem diversas formas de trabalhar com jornalismo: TV, rádio, impresso, internet, assessoria de imprensa.
3. Qual foi seu primeiro estágio?
RENAN:
O meu primeiro estágio foi num projeto de inclusão digital da Prefeitura de Niterói. Se não estou enganado estava saindo do primeiro período da faculdade. Foi um bom estágio, aprendi outras coisas além do jornalismo, principalmente noções de cidadania. Lembro que nessa época cobri para o estágio o evento Latinoware 2007 na Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Foi ótimo porque pude entrevistar pessoas do Brasil, Argentina e EUA. Foi uma ótima experiência para mim.
4. Como foi trabalhar na UCAM? Quando e quem lhe convidou?
RENAN:
Trabalho na UCAM desde o fim da faculdade.Entrei como estagiário, passei a assistente de comunicação e agora trabalho fazendo a Gestão do Núcleo de Marketing Digital, que produz todo conteúdo multimídia da universidade para fora dela. Fui convidado a trabalhar na UCAM devido a ter me envolvido muito em todos os trabalhos diferenciados na universidade como: matérias em para TV, programas de rádio, blogs institucionais, jornais na universidade. Enfim, procurei aproveitar tudo o que a Universidade podia me oferecer e hoje trabalho para criar mais formas de atender os alunos a exercitarem a criatividade de cada um deles.
5. Dicas para quem está começando a carreira?
RENAN:
O sucesso na carreira de qualquer um se resume a esforço. Então se esforce sempre e muito...

Fica a dica.





READ MORE - O acaso da paixão

Em SC, o diploma em jornalismo para cargos públicos agora é mandatório

domingo, 3 de abril de 2011

A partir de 31/03/2011, em Santa Catarina, para a ocupação de cargos na área de comunicação na administração direta e indireta do estado é obrigatório ter diploma de jornalismo.

A decisão ocorreu nesta quarta-feira (30), em sessão plenária realizada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

READ MORE - Em SC, o diploma em jornalismo para cargos públicos agora é mandatório

O Craque do Futuro

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Por falar em carreira, o Lance! abriu inscrições para o programa "Craque do Futuro", o regulamento encontra-se no Lancenet.
READ MORE - O Craque do Futuro